ad

História de Lajinha

Teve como núcleo inicial a antiga fazenda São Domingos, de propriedade de Francisco Tomás de Aquino Leite Ribeiro – o Comendador Leite.

Em 1882, o fazendeiro deu início ao patrimônio que, legado aos descendentes, veio mais tarde a formar a cidade de Lajinha. Após a morte do comendador e em decorrência da abolição da escravatura, a fazenda esteve em estado de abandono. Nos primeiros anos deste século, restava apenas uma cultura de café sem tratos.

Segundo a tradição, foi Francisco Mateus Laranja quem dirigiu os trabalhos de derrubada da mata onde viria a crescer o povoado. Em 1910, o desbravador, junto com José Lucas de Barros, recebeu de Antônio Pedro Garcia, genro do Comendador Leite, um alqueire de terra onde foi erguida uma capela em honra a Nossa Senhora de Nazaré.

Em 1916, a sede do distrito de Santana do José Pedro – atual município de São José do Mantimento, conforme lei Estadual N. 556, de 30 de agosto de 1911 – foi transferida para a povoação do Lajinha do Chalé. A redução do nome para Lajinha deu-se em 1929. Passou `a município em 1938, desmembrando-se de Ipanema, com parte de território do Município de Mutum.

Curiosidade

Lajinha possui três datas comemorativas. Sabe por quê?
– A emancipação política do Município se deu em 17 de dezembro de 1938 por decreto do Governo do Estado de Minas Gerais. Portando, 17 de dezembro é a data oficial do aniversário da cidade.
– Para as comemorações da emancipação, foi nomeada uma comissão responsável para organizar os festeijos. A comissão, por sua vez, publicou um panfleto convidando a população para a festa de emncipação da cidade que se realizaria no dia 1º de janeiro de 1939. Passado algum tempo foi criado e oficializado o Brasão de armas do Município e nele foi grafado a data de 1º de janeiro de 1939, data da festa, quando na relidade deveria ter sido 17 de dezembro de 1938, data da emancipação.
Para a próxima festa da cidade, os organizadores contaram com o imprevisto das chuvas que aconteceram na região no período de dezembro a maio do ano seguinte, e então somente conseguiram realizar as festividades no mês de junho, no dia 22, e desde então os Lajinhenses teem conhecimento de que o aniversário de Lajinha é 22 de junho. – Em razão desse fato, a geração atual desconhece a data real do aniversário da cidade que é 17 de dezembro de 1938.

Sua população estimada em 2010 era de 19.616 habitantes.[6]

Economia

A economia da cidade é baseada na agricultura (cultivo de café) e no comércio. A exposição agrícola municipal é uma festa tradicional da cidade, para a qual vêm artistas nacionalmente consagrados.

Prefeito atual: João Rosendo Ambrosio de Medeiros

Hospitalidade e Turismo

Lajinha é uma cidade pequena mas agradável, de um povo humilde e hospitaleiro. Serve como refúgio de pessoas, para passarem o tempo, por perto de lajinha se encontra a Prata (Distrito) e o Córrego Rico (povoado). A cidade conta com grandes fortalezas de rocha como cercanias naturais que podem ser exploradas como turismo ecológico. No centro da cidade encontra-se a o Santuário de N. S. Aparecida instalado sobre a “Pedra da Baleia”. O Santuário é visitado anualmente, no mês de Outubro, por cerca de 5.000 pessoas de diversas partes da região, em uma verdadeira romaria em homenagem à padroeira do Brasil. O marco da cidade é a “Pedra Torta” que com sua beleza pode ser vista de vários pontos da cidade.

Referências

1. ↑ a b Divisão Territorial do BrasilDivisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2.  IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3.  Censo Populacional 2010Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4.  Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do BrasilAtlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6.  IBGE 2010. (01 de Janeiro de 2010) Histórico do Censo de Lajinha, “IBGE”. Acessado em 2011-fev-27.

Admin. 2017/2020 | Prefeitura Municipal de Lajinha MG - CIDADE MELHOR É A GENTE QUE FAZ.

Leitor de páginas Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
support
Posso Ajudar?